facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Votações abertas para o favorito do público dos Prémios de Inovação PEI-AGRI

15-04-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril.

Ler mais

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

Mais de uma centena de projetos inovadores apresentados nas sessões temáticas

IMG 4 2812

Na AGRO INOVAÇÃO 2018 – Cimeira Nacional Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural foram apresentados 129 projetos de Grupos Operacionais, INTERREG, PT2020, H2020, FCT, ERASMUS e PO Alentejo.

Registaram-se 477 inscrições tipificadas da seguinte forma: organizações de produtores, associações de desenvolvimento local, federações, empresas, entre as quais agricolas, agricultores, entidades da administração pública, do ensino superior e investigação, Centros de Competências, Clusters, comunicação social e particulares, repartidas pelas seguintes sessões temáticas, Horticultura e Fruticultura; Cereais e Leguminosas; Produção Animal;Floresta e Viticultura e Olivicultura.

Este tipo de organização dos trabalhos permitiu a partilha de conhecimento sobre todos os projetos de investigação a decorrer, a perceção da diversidade de temáticas abrangidas e a identificação de prioridades para o futuro.

Algumas das conclusões são transversais aos diversos grupos de trabalho, nomeadamente a adaptação às alterações climáticas, às novas tendências de consumo e à valorização do território.

O Grupo temático “Cereais e Leguminosas” apontou como principais prioridades, a promoção do marketing agrícola, que permita a valorização das variedades nacionais, a utilização de práticas culturais ambientalmente sustentáveis, a melhoria da gestão da água e sua monitorização e uma melhor gestão dos recursos, tendo em conta a sustentabilidade socioeconómica de cada região.

No caso do Grupo Temático “Produção Animal” destacam-se: a necessidade de criar redes de cooperação com os principais atores da fileira e I&D para definir e desenvolver estratégias para a sua valorização; o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e educação para o consumo de produtos de origem animal de qualidade para as faixas etárias mais jovens; a valorização dos produtos de origem animal pelo consumidor; a promoção da Dieta Mediterrânica nos menus das refeições escolares e das IPSS, integrando produtos de origem animal de qualidade, de forma a garantir conhecimento e assistência técnica aos produtores e disseminação de novas tecnologias.

No grupo de trabalho da “Produção Florestal” as propostas manifestadas são transversais ao setor. As principais conclusões apontam para a necessidade de uma visão integrada da floresta, explorando de forma sustentável os recursos disponíveis, sem foco exclusivo no produto principal e procurando dar resposta a novas oportunidades de negócio nos setores alimentar, cosmético e farmacêutico; o melhoramento genético, direcionado para a produção de materiais florestais de reprodução mais adaptados aos desafios do futuro, quer seja às alterações climáticas, às pragas e doenças e às necessidades da indústria em termos de qualidade dos produtos florestais; o desenvolvimento de novos modelos de silvicultura, tendo por objetivo minimizar os impactes atualmente existentes quer em termos económicos, quer ambientais e sociais.

O grupo temático “Viticultura e Olivicultura” apontou como prioridades de inovação, na área da viticultura, a mecanização inteligente; a gestão de dados e big data; o desenvolvimento de plataformas digitais, modelos e ferramentas de inteligência artificial; o desenvolvimento de instrumentos de comunicação e transferência de know-how; o conhecimento sobre variedades/castas e seu valor agronómico e enológico perante as novas ameaças/oportunidades; o melhoramento, a valorização e a disponibilização de variedades/castas.

Para a olivicultura foram identificadas como principais prioridades o conhecimento do património varietal nacional do ponto de vista agronómico e a sua resistência aos fatores bióticos e abióticos; a caraterização das variedades tradicionais e da qualidade dos azeites produzidos; o melhoramento vegetal, a preservação e multiplicação; a valorização do azeite como produto diferenciado (efeito terroir); a sustentabilidade do olival pela sua utilização na valorização de serviços à comunidade e pelos serviços de ecossistema; a fixação de carbono; a preservação da biodiversidade; o coberto vegetal; a otimização dos subprodutos do olival (energia, alimento, cosméticos); as práticas culturais que promovam a mitigação e adaptação às alterações climáticas e a pegada ecológica.

Das principais conclusões do Grupo Temático “Horticultura e Fruticultura”, destacamos a inovação na Marca Portugal associada à qualidade e sustentabilidade; no uso eficiente da água; na adaptação das culturas às alterações climáticas; na organização do setor, na concentração da oferta e comercialização; na resposta aos desafios da escassez de mão-de-obra, particularmente especializada e inovação na transferência de conhecimento científico para os agricultores.

O relatório final da Cimeira será oportunamente divulgado nos sítios das entidades organizadoras e no sítio do evento.

icon1

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
3
4
6
8
12
13
14
15
16
21
22
24
25
26
27
28
29
30

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP